EDUCAÇÃO GERENCIAL PARA MUDANÇAS EM UM CONTEXTO DE FUSÕES & AQUISIÇÕES

A PADI foi selecionada para contribuir em um contexto de profunda mudança de estrutura e de cultura organizacional, em uma sólida instituição financeira de grande porte, por ocasião da aquisição de uma outra instituição financeira, também de grande porte. Tratava-se de trabalhar com culturas empresariais diferenciadas, com um estilos de gestão igualmente diferentes. Convidados, juntamente com outras empresas de consultoria, a apresentar uma proposta de trabalho, desenhamos um projeto de educação para mudança especialmente para aquela realidade. Proposta escolhida, a PADI ficou responsável por instrumentalizar diretamente, mais de 1.500 Gestores, na habilidade de gerenciar pessoas dentro de um contexto de mudança acelerada (Seminário Gestão de Mudanças) e familiarizar, indiretamente, milhares de outros funcionários com o tema (Reunião Como Tornar-se um Agente de Mudanças).

Todas as pessoas, começando pelo conhecimento e compromisso das vice-presidências, participaram do projeto. Cada Unidade de Negócios iniciava sua participação pela Diretoria, condição estratégica para a implementação. Os gestores tiveram em um dia de Seminário, subsídios sobre o assunto em nível suficiente para sair do evento com prontidão para debater o conteúdo do programa com suas respectivas equipes, coordenando a Reunião Como Tornar-se um Agente de Mudanças. O objetivo era criar uma linguagem única na gestão das pessoas e gerenciamento do contexto durante a fase inicial de adequação das estruturas, processos, tecnologia, profissionais e cultura da nova empresa. O Seminário abordou as características do processo mudança nos últimos tempos, organizou o envolvimento dos participantes em vários tipos de mudança, esclareceu sobre o novo perfil gerencial necessário para se adaptar aos novos tempos e deu ferramentas necessárias para o gestor reconstruir um time de sucesso, além de fornecer uma metodologia de gerenciamento de mudança, assegurando um melhor entendimento sobre o processo humano nesse período, incluindo compreensão sobre a resistência e tipos de perda presentes. A Reunião tratou de processos humanos típicos dos períodos de transição, trabalhando os mitos e os fatos do processo, bem como as atitudes e posturas pessoais que auxiliam a lidar com as mudanças. Os depoimentos dos participantes deixaram claro a contribuição significativa do projeto para uma maior segurança e competência na condução da fase de transição, sempre complexa e desafiadora para uma empresa.


 
 
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