EDUCAÇÃO GERENCIAL COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: DUAS AÇÕES.

Ação 1: Programa de Desenvolvimento Gerencial

Uma das maiores instituições financeiras do país fez seu plano estratégico para a década, incluindo suas missões, valores e novo perfil do gestor. Para o desenvolvimento desse perfil, a empresa disponibilizou para seus 1.000 gestores estratégicos, um Programa de Desenvolvimento Gerencial, composto por vários seminários e atividades educacionais. À PADI coube a responsabilidade de assegurar a realização de três seminários do Programa: "Gestão de Pessoas", um programa de três dias, já desenvolvido para 52 grupos, ao longo dos quatro últimos anos; Seminário "Habilidades de Negociação" para centenas de gestores das diversas áreas de negócios e administrativas, com duração de 16 horas-aula e "Comunicação Interpessoal", para todos os gestores, também 16 horas-seminário.

Ação 2: Educação para Qualidade Total

Utilizando-se de uma estratégia de se reconhecer em cada gestor um agente multiplicador das idéias e práticas da Qualidade, a PADI desenhou para a empresa-cliente, uma programação educacional voltada à criação e ao desenvolvimento de uma cultura organizacional orientada para a busca constante da Qualidade. A participação da PADI ocorreu no desenvolvimento de todos os programas de Educação para Qualidade Total, na aplicação desses programas junto a executivos e na preparação de profissionais, nos níveis de direção e gerenciamento, como instrutores dos Seminários da Qualidade. Esses programas foram fundamentais como suporte à implantação do Programa de Qualidade Total, segundo o depoimento da companhia. Ao todo, foram desenhados quatro seminários, que foram conduzidos, inicialmente, para a Direção e , posteriormente, para suas equipes de executivos. A cada seminário realizado durante 8 horas e em intervalos de cerca de 40 dias entre eles, cada gestor recebeu um "kit" didático para apoiar a implementação das Ações da Qualidade, junto a suas respectivas equipes. Desse modo, familiarizam-se com os conceitos fundamentais e práticas do Programa, cerca de 15.000 profissionais da empresa. Também, foram preparados como Instrutores da Qualidade, cerca de 90 gestores que voluntariamente associaram-se ao desafio de disseminar os seminários para seus pares. Com eles foram compartilhados, em detalhes, todos os aspectos relevantes do conteúdo e didática dos seminários.


 
 
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